Brasil e o Mundo você encontra Aqui

Loading...

Pesquisar na Folha de Paranatinga

Carregando...

Vinho perde para Suco de Uva Integral em termos de Saúde (Saiba os Benefícios)

Um copo (200 ml) de suco de uva tinto integral = 146 calorias Foto: Getty Images

Benefícios proporcionados pelo suco de uva


Conheça todos os benefícios terapêuticos que o suco de uva proporciona, como aumento da imunidade e prenvenção de doenças do coração e câncer.



Tomar apenas um copo de suco de uva escura por dia é um santo remédio. Os bioflavonoides, os taninos e o resveratrol encontrados na fruta são os responsáveis pelos benefícios à saúde. "A substância mais importante é o resveratrol, um composto fenólico que fica na casca da uva. Ele funciona como um protetor do alimento contra o ataque de vírus e fungos", explica a nutróloga Cristiane Coelho.


 Essa ação também é feita em nosso organismo: o resveratrol combate a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral (o popular derrame). A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o uso diário do suco.


 E não é só: a bebida ainda age contra o câncer, contribuindo para a redução da incidência de tumores, principalmente os de pulmão, intestino e cólon. De acordo com pesquisas publicadas no periódico americano Journal of Nutrition, os compostos antioxidantes encontrados nas uvas previnem danos ao DNA e evitam que uma célula se torne maligna.


 Saudável e jovem


 Os 20 antioxidantes presentes na uva (especificamente na casca da espécie roxa ou rosada - as uvas brancas e verdes não contêm as mesmas substâncias) agem em sinergia para combater os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.


 · O suco repara as células do corpo e ajuda a prolongar a juventude da pele.


 · Favorece as funções hepáticas (do fígado) e é um valioso estimulante digestivo.


 · Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa fadiga).


 · Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado para pessoas que consomem carne em excesso.


 · Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.

Sugestão de receitas 


 Compra certeira


 Existe uma variedade enorme de refrescos de uva nos supermercados. Mas é bom ficar atenta ao rótulo dos produtos: quanto menor for a quantidade de polpa da fruta na bebida, menor é seu valor nutricional. Os benefícios do resveratrol são alcançados só nas fórmulas concentradas e integrais


Aprenda a diferenciar:


Natural integral
 Possui 100% de polpa de fruta, por isso é o tipo que apresenta a composição mais próxima à do vinho. Não contém açúcar nem é diluído em água. Normalmente é vendido em garrafas de vidro e seu custo é um pouco mais alto.


Néctar
 Tem de 20% a 30% de polpa na composição. Leva adição de água, açúcar, corantes e aromatizantes. É vendido em embalagens de caixinha Tetra Park.


Refresco
 Com 2% a 10% de uva na fórmula, está na categoria das bebidas à base de soja com sabor de frutas.



Fonte: Mdemulher.abril.com.br



Participei de algumas palestras em Garibaldi/RS, onde estive a convite da Cooperativa Garibaldi, que está comemorando 80 anos, para conhecer sua estrutura e participar da Fenachamp.

Das palestras apresentadas na sede da cooperativa a mais surpreendente foi a da Dra. Caroline Dani. Biomédica com mestrado e doutorado, professora titular do Centro Universitário Metodista IPA, ela atua principalmente na Bioquímica da Nutrição e é talvez a principal pesquisadora do país no tema Suco de Uva. Ela apresentou os benefícios de se tomar 400 ml de suco de uva INTEGRAL, ao dia
Veja os principais tópicos da palestra:


O “suco” de caixa que compramos no supermercado é um néctar (com adição de água e açúcar) que tem baixa quantidade de polifenóis (dentre eles o resveratrol) e por isso é pouco eficaz.

Para se retirar proveito dos polifenóis, devemos consumir suco de uva INTEGRAL (não contém água nem açúcar) e se for INTEGRAL ORGÂNICO haverá benefício ainda maior.

O suco de uva Integral normalmente é feito de uvas de mesa, pois o feito de uvas viníferas (usadas para fazer vinho fino) é pouco palatável, apesar de conter mais polifenóis, sendo ainda mais benéfico. Esse suco é mais difícil de ser encontrado no comércio. Ex: Suco de uva integral feito de Cabernet Sauvignon.


O suco de uva integral é muito mais rico em Polifenóis e Antioxidantes que qualquer outro suco, como o de laranja por exemplo.

Os benefícios da ingestão diária de 400 ml desse tipo de suco são:

Coração- Prevenção das doenças vasculares

Cérebro- Prevenção de Parkinson, melhora da memória, percepção, atenção, raciocínio, aprendizado e cognição.

Câncer- Ação antioxidante e diminui os danos cumulativos do envelhecimento.

Fígado- proteção hepática pelos polifenóis

Obesidade- o suco de uva integral possui fibras saciando a necessidade de comer em demasia, e após 03 meses do consumo diário recomendado, diminui a gordura abdominal.

A Dra. Caroline também explicou que o suco de uva integral é um preventivo e não um curativo. Que hábitos de vida sedentários e obesidade praticamente anulam os benefícios do suco


Assim a ordem de preferência pelos sucos de uva seria a seguinte:

Suco de Uva Integral de uvas Viníferas (ex: cab. sauvignon, merlot, tannat...) difícil de encontrar, pouco palatável, mas de maior quantidade de polifenóis.

Suco de Uva Integral Orgânico: por ter menos agrotóxicos na plantação gera mais polifenóis que os integrais não orgânicos.

Suco de Uva Integral: mais barato que os integrais orgânicos, com menos polifenóis, mas ainda eficaz.

A conclusão é que para se obter os benefícios da uva tinta (a branca contém quantidade muito menor de polifenóis) deve-se tomar 400 ml de suco de uva integral diariamente. Assim, é melhor tomar o suco ao vinho, pois no vinho há presença do álcool (perdendo a proteção hepática dos polifenóis), e consumo diário necessário para gerar as vantagens pode não se tornar benéfico e o preço seria bem mais elevado. Tomar vinho é maravilhoso, mas em questão de benefícios para saúde, o suco de uva integral é mais eficaz.

Essa postagem não é científica, mas os dados aqui expostos foram apresentados com embasamentos científicos pela Dra.Caroline que deixou seu e-mail para quaisquer esclarecimentos: carolinedani@yahoo.com.br fotos:Thaíse Teixeira.

Fonte: Autor: Eugênio Oliveira; Decantandoavida.com


SÉRIE – Alimento superpoderoso: suco de uva integral



Quantidade recomendada: 300 ml ao dia, o equivalente a 1 copo e meio.


- Como incluir na dieta: beba nos lanches (da manhã ou da tarde).


A uva escura é outra artista que faz bonito por causa da ação de substâncias antioxidantes presentes especialmente em sua casca e em suas sementes. “O resveratrol e a quercetina estão relacionados à redução do risco de doenças cardiovasculares e à inibição da formação de câncer, coágulos e inflamações”, diz Carlos Basualdo, nutricionista clínico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


O resveratrol, por exemplo, age diminuindo a viscosidade do sangue e prevenindo, assim, a formação de coágulos capazes de levar a problemas cardíacos sérios. Um estudo com ratos de laboratório da Universidade de Michigan, nos EUA, mostrou que os fitoquímicos presentes na fruta têm potencial para reduzir danos ao músculo cardíaco. Também vale lembrar que a uva é fonte de vitamina C e dos minerais ferro e potássio, portanto combate o envelhecimento precoce, e tem uma ótima quantidade de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.


Fonte: Revistawomenshealth.abril.com.br



Suco de Uva Integral Beneficios à Saúde



O suco de uva integral pode ser comparado a um anti inflamatório natural das veias e artérias, o polifenol ajuda a prevenir derrames e infartos do miocárdio, e ainda as cascas e sementes da uva contêm flavonóides, resveratrol e ácidos fenólicos, que trazem beneficios nas atividades funcionais no organismo humano.


Para quem não pode ingerir bebidas alcoólicas como o vinho tinto, que possui as mesmas propriedades, o suco de uva integral faz o mesmo efeito, e com dois beneficios a mais, um é que não contem calorias, e o outro, é que não produz os efeitos da bebida alcoólica. A quantidade necessária para fazer trazer benefícios à saúde, é um copo de 200 ml por dia, sem colocar açúcar.


Além de ser bebida muito saborosa, o suco de uva integral é uma bebida barata, e quem entende um pouco de culinária pode até fazê-lo em casa. Para quem deseja compra-lo, marcas como, Aurora, Vinícola Aliança, Salton, Sinuelo e Pergula são algumas marcas de sucos que podem ser encontradas facilmente em supermercados.


Estudos realizados na universidade de Wisconsin nos EUA, demonstraram que 15 pacientes com problemas de entupimento de artérias, e que foram submetidos a tomar um copo de suco de uva integral por 14 dias, reduziram os níveis de entupimento da artérias, exames esses que foram feitos por imagens de ultra-sonografia e indicarão que o sangue tinha fluido mais livremente pelas artérias, demonstrando a eficácia em se tomar suco de uva integral.


Fonte: Blog Digitei.blogspot

O Suco de Uva Integral e a Saúde



Qual a diferença entre suco concentrado e integral?


A designação de suco integral é privativa ao suco sem adição de açúcares e na sua concentração natural, por exemplo, sucos de laranja derivado da fruta espremida.


O suco concentrado é aquele parcialmente desidratado que, quando reconstituído, conservam os teores originais do suco integral, ou apresenta o teor mínimo estabelecido nos respectivos padrões de identidade e qualidade para cada tipo de suco. Por exemplo, sucos em garrafas de vidro que devem ser misturados a água antes do consumo.


Não se deve confundir o suco concentrado com o néctar de fruta. Este último é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares, destinada ao consumo direto.


Suco de Uva e seus benefícios


São inúmeras as evidências associando o consumo de vinho tinto a benefícios à saúde humana. No entanto, muitas pessoas apresentam restrições ao consumo de bebidas alcoólicas, e nestes casos o consumo de suco de uva integral vem sendo anunciado como uma substituição com valor nutricional equivalente.


As sementes e a casca de uva contêm flavonóides, ácidos fenólicos e resveratrol, que mostraram ter atividades funcionais, e alguns estudos verificaram semelhanças entre a atividade antioxidante do suco e do vinho tinto. A atividade antioxidante do suco de uva integral se deve à presença de compostos fenólicos.
 Além de sua atividade antioxidante, os compostos fenólicos possuem, também, várias propriedades biológicas que podem contribuir para um efeito cardioprotetor, incluindo a habilidade de inibir as atividades de agregação plaquetária e formação de trombose, além de reduzir potencialmente os lipídios plasmáticos.


Benefícios
 * Prevenção de doenças
 * Aumenta a expectativa de vida
 * Reduz a formação de placas de gordura, que podem entupir artérias
 * Pode ter ação contra o desenvolvimento de tumores
 * Evita a formação de moléculas de radicais livres que podem induzir ao câncer
 * Diminui as chances de obstrução nos vasos sangüíneos


O suco  de uva por não conter alcool pode ser consumido pela maioria das pessoas, inclusive crianças.


Valor Nutricional em 100 ml de Suco de Uva
 * Calorias – 61 kcal
 * Carboidratos 14.96 g
 * Proteínas 0.56 g


Fonte: Nutritotal, RG Nutri



O suco de uva pode auxiliar no emagrecimento 


 O suco de uva tinto integral pode auxiliar no emagrecimento, este é o resultado da pesquisa realizada pela nutricionista Melissa Machado da Silva, de Paranavaí, PR, na Universidade Paranaense – Unipar, que apontou os benefícios de uma dieta aliada aos sucos de uva tinto integrais sobre o desenvolvimento de peso corporal e níveis de glicose plasmática em ratos. O objetivo do estudo era verificar a atuação do suco de uva nesses animais.


 Durante 50 dias, dez ratos, divididos em dois grupos de cinco, foram alimentados com sua dieta padrão (ração), sendo que em um grupo foi introduzido suco de suva tinto integral. O resultado apontou que os animais que receberam suco de uva tinto integral, sem adição de açúcar, perderam medidas e reduziram o índice de glicose, mesmo recebendo quantidades equivalentes de ração.


 Os níveis plasmáticos de glicose dos animais que recebiam o suco também foram menores do que a glicose dos animais que não ingeriram a bebida. Portanto, foi constatada a proteção exercida pelos compostos fenólicos, presentes na bebida, sobre o desenvolvimento do peso corporal e os níveis plasmáticos de glicose, reduzindo assim a ocorrência de síndrome metabólica, onde é comprovado através de diversas literaturas que a obesidade e o diabetes estão totalmente relacionados ao desenvolvimento de doenças coronarianas.


 Segundo a nutricionista, foi utilizado no estudo o suco integral da marca Sinuelo, da vinícola Irmãos Molon, do Rio Grande do Sul, que indica pureza e também demonstra ser um potencializante inibidor de radicais livres (antioxidantes). “O meu objetivo era verificar se a pureza da bebida poderia contribuir para algo a mais além das propriedades antioxidativas.”, explica a nutricionista.


 A partir desta pesquisa, Melissa acredita que a qualidade do suco influi no auxilio ao combate do peso excessivo. A pesquisa não foi realizada em humanos, mas “O resultado pode ser transferido aos seres humanos, que devem ingerir 1% do seu peso corporal por dia. Isto é, para as pessoas que pesam 50 quilos, o ideal é ministrar 500 ml de suco/dia”, sugere a nutricionista.


 A pesquisa também aponta que, além de combater o peso, o suco de uva auxilia na prevenção de doenças, visto que a obesidade e o diabetes estão relacionados ao surgimento de doenças coronarianas. Incorporar o produto a uma dieta saudável ajuda a combater os radicais livres, aumentar o colesterol bom (HDL) e evitar o acúmulo de gorduras nas artérias, prevenindo doenças do coração, elevando a expectativa de vida.


 O poder da uva


 A uva é uma das frutas que mais apresenta compostos fenólicos, como flavonóides e estilbenos (resveratrol), substâncias atuantes na prevenção de doenças coronarianas. Também reduz o risco de câncer, os níveis de colesterol sanguíneo e estimula o sistema imunológico. O suco da uva é considerado um alimento funcional, além de fornecer nutrientes básicos, possui substâncias que auxiliam na prevenção ou em tratamento de doenças e melhora o funcionamento do organismo. Também tem função de retardar o envelhecimento e neutralizar as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.


 Para manter a pureza da bebida, o suco da vinícola utilizado no estudo usa o sistema Welch, um processo natural que consiste no aquecimento até 82°C e resfriamento a seguir com uso de Nitrogênio, para manter o produto sem fermentação, ou seja, sem a presença de oxigênio. Este processo evita o uso de qualquer aditivo, conservante, ou adição de açúcar, pois mantém o açúcar natural da uva.


 Apesar do estudo não comprovar sua eficácia em humanos, não custa tentar, afinal emagrecer bebendo suco de uva seria uma delícia!





Fonte: Toquefeminino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONCORDA? O que SINCERAMENTE achou da Matéria? Por favor, Dê sua Opinião e figure nos "Últimos Comentários da Folha de Paranatinga". COMENTE. A FOLHA DE PARANATINGA AGRADECE DESDE JÁ A SUA PARTICIPAÇÃO!

AGRADECEMOS A VISITA.

Contador de visitas

10 Últimos Visitantes - Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...